Dicas de livros para o ministério com crianças

Olá!
Nessa postagem dou dicas de livros para quem trabalha com crianças, pais e professores. Escolhi esse tema para iniciar as postagens pois penso que para exercermos um bom trabalho, devemos buscar conhecimentos com o que Deus nos proporciona. Além da sua palavra temos a oportunidade de nos instruir com vários livros com temas relacionados as crianças.











"Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade." Tito 2:7



#1 A CRIANÇA, A IGREJA E A MISSÃO- DAN BREWSTER


  • Quais os fundamentos bíblicos do ministério com crianças?
  • Como lidar com a "situação de vulnerabilidade" das crianças- pobres ou ricas?
  • Como melhorar programas e equipes para o trabalho com crianças?
  • Quais os desafios da missão entre crianças de diferentes crenças?
Essas e outras duvidas são esclarecidas nesse livro, que tem de ser lido por todos aqueles que um dia se dispuserem a trabalhar com criança. Sem duvidas um livro rico e muito esclarecedor nos três tópicos que fala o titulo do livro. 

#2 OS PRINCÍPIOS DO ENSINO- SAM DOHERTY



Esse livro apresenta o ensino como uma arte. Cada arte possui suas técnicas peculiares e não é diferente com a arte de ensinar. No ensino das verdades de Deus, evidentemente que além dos princípios e técnicas, a ação do Espirito Santo é absolutamente indispensável. Livro essencial para a leitura. 

#3 POR QUE EVANGELIZAR CRIANÇAS?- SAM DOHERTY
Será que eu estou no caminho certo em meu ministério com crianças? Que tipo de mensagem eu deveria ensinar através das histórias? Será mesmo que as crianças precisam de Salvação? Esse livro apresenta de maneira clara e objetiva a vontade de Deus quanto à responsabilidade dos cristãos de evangelizar crianças, ou seja, outro que é leitura obrigatória.

#4 APASCENTANDO CRIANÇAS- SHIRLEY PEREIRA
Deus amou tanto as crianças que elas precisam ser comunicadas dessa verdade. E o Senhor conta com pessoas amorosas e corajosas, dispostas a gastar suas vidas para ensinar, educar e conscientizar outros sobre a importância dessa tarefa. Ótimo livro, com aplicações bem praticas para o dia a dia do ministério. 

#5 OS ATAQUES DO INIMIGO ÀS CRIANÇAS- GILBERTO CELETI

O objetivo deste livro é tanto alertar quanto aos perigos que rondam os pequenos como também auxiliar para um ministério que conduza a nova geração o conhecimento da salvação em Cristo. Muito importante essa leitura. 

#7 COMO ENSINAR CRIANÇAS DO MATERNAL - RUTH BEECHICK

"Uma combinação de informação prática e discernimento marca essa utilíssima obra. Falsas concepções são combatidas, características infantis discutidas e metodologias inteiramente descritas. O apêndice é perfeito, com sugestões de estudos complementares, questões, idéias de projetos e experiências de ensino são relacionadas a cada capítulo" Kenneth Gangel, Presidente Universidade Cristã de Miami. Recomendadíssimo!

#8 AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR DAS CRIANÇAS- GARY CHAPMAN E ROSS CAMPBELL

                                         

Cada criança possui uma linguagem de amor principal e especifica, uma maneira através da qual ela compreende melhor o amor do pai e da mãe. Esse livro não é recomendado apenas para pais e mães, mas aqueles que trabalham com crianças devem saber que elas se sentem amadas de diversas formas. Recomendadíssimo!!!

#9 BASES BÍBLICAS PARA A EVANGELIZAÇÃO DE CRIANÇAS- SAM DOHERTY

Esse livro contém o fundamento sólido para as bases de evangelização de crianças. Ativa e inspira tantas pessoas para essa maravilhosa missão, de levar o evangelho as crianças. Livro muito bom, leitura essencial. 

#10 ERA UMA VEZ- OS VALORES CRISTÃOS NOS CONTOS DE FADAS- ADRIANA TORQUATO RESENDE


Exemplos de amor, fé, esperança, perseverança, humildade e fidelidade encontrados nas páginas dos contos de fadas, podem ser relacionados com os valores cristãos. Nas páginas desse livro você poderá conhecer um pouco mais sobre esse mundo fantástico do faz de conta, e como encontrar pedras preciosas neles. 


Espero que tenha ajudado.
Abraços.