Ser tia da salinha é suficiente?

Acredita-se que a maioria das pessoas que servem no ministério infantil de suas igrejas, está ali porque entende que foi chamado por Deus para este serviço.


 Existem aqueles que usam o fator gostar de crianças para realizar tal trabalho, bem isso é até aceitável pois é necessário no minimo gostar delas, porém isso não é tudo nesse serviço.
Falar sobre esse tema implica que nos despojemos de várias conceitos que tem sido criados sobre esse ministério ao longo dos anos. Tais conceitos são: 
  • Ser tia da salinha implica em falar com as crianças com voz boba e mima-las.
  • Ser tia da salinha quer dizer entregar vários desenhos para que as crianças possam colorir.
  • Ser tia da salinha requer conhecer todas as músicas da Aline Barros e das Crianças DT pois é necessário muitas músicas até acabar o culto. 

De início devemos nos despojar desse termo: TIA DA SALINHA. Não que ele seja um problema em si, porém devemos ser sinceros e assumir que este termo é usado de uma forma pejorativa, implicando falta de respeito. Devemos aprender que o local onde as crianças se reúnem é apenas um local. As vezes é uma sala, ou um pátio, as vezes um jardim, ou uma garagem e isso NÃO SE RESUME A UMA SALINHA. É triste perceber, que muitos de nós, temos negligenciado este serviço. Por vezes chegamos diante de nossas crianças sem ter estudado bem o conteúdo, sem termos nos preparados da maneira devida. Alguns de nós, até acha que o preparo intencional e estudo sistemático da palavra de Deus foi destinado apenas para pastores.

O que o ministério com crianças não é
1- Não é deposito de crianças
Esse ministério não é o local onde os pais deixam seus filhos para que participem do culto sem interrupções, ou o local onde as crianças ficam "livres" de ouvir um sermão da palavra de Deus para apenas colorir desenhos como se este ato fosse a totalidade do ministério. 
Visão bíblica: "E que desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela Fé em Cristo Jesus" 2 Timóteo 3:15

A Mãe de Timóteo Eunice e sua Avó Loide não negligenciaram o ensino, antes o instruíam enquanto ele ainda era criança. Quando nos encontramos diante das crianças de nossa igreja, seja em uma classe de escola bíblica dominical ou em outro  momento, o ensino das sagradas escrituras deve ser o foco. Isso não significa que não poderemos exibir um vídeo, musica ou imagem que complemente o nosso ensino, porém esses recursos devem vir apenas como um complemento para que seja exposta a palavra de Deus, e não como um substituto. 

2- O ministério com crianças não é lugar de quem não tem outra coisa para fazer na igreja.
Acredita-se que qualquer pessoa pode servir nesse ministério. Se a pessoa não canta bem, ou se não gosta de fazer visitas, ou não quer participar do ministério de evangelismo, então deve ir para o ministério com crianças, pois é melhor cuidar das crianças mesmo que seja a força, do que ficar sem fazer nada na igreja, aliás, crente bom é crente que dá lugar não é isso? ERRADO!

Visão bíblica: "Ou o que ensina, esmere-se o fazê-lo" Romanos 12:7b. 

Nesse capitulo Paulo nos fala inicialmente sobre apresentar-nos a Deus como um sacrifício vivo, sobre uma renovação da nossa mente, sobre no corpo termos diferentes membros, porém cada um com sua função. Logo entendemos que, a tarefa do ensino deve ser encarada com uma grande responsabilidade, diligência, esforço, dedicação. Cada membro desempenha uma função diferente, logo não serão todas as pessoas que irão desejar ensinar. São todas as pessoas que terão o dom do ensino? Não. Então o ministério com crianças não deve ser tornar o lugar de pessoas que não desejam esse serviço.

Bem, meu desejo não é que esse texto se torne duro, penso que ele soa mais como um pedido urgente que nos conscientizemos da tarefa que esta em nossas mãos. Como professores dessas crianças, devemos nos espelhar em Cristo, que ensinou tão bem aos seus discípulos. Devemos implorar por sua graça e misericórdia e pedir que ele nos assista em nossas fraquezas, nos ajudando quando estivermos desanimadas, sem ideias e fugindo do foco. Que Cristo sempre nos leve para a palavra de Deus que é o nosso guia. 

Fiquem na paz.