As distrações e os nossos serviços

Vivemos dias de grandes distrações. Nosso foco tem se tornado quase nenhum nas tarefas do nosso dia a dia.
Duvida? Pois responda a essa simples pergunta: você já pegou o celular para olhar as horas, depois largou sem saber qual o horário? Ou você já pegou o celular para responder um e-mail, só que este não foi respondido porque você foi responder as mensagens do whatsapp, ou olhar as ultimas atualizações de fotos no instagram, ou curtir qualquer coisa no facebook? Comigo sim, e foram muitas vezes.
Essas distrações infelizmente tomam conta também dos nossos momentos de preparação para o serviço no ministério com crianças. Eu admito que por vezes, já cheguei diante das crianças no domingo ser ter preparado corretamente a lição durante a semana, colocando culpa na correria para conciliar trabalho, faculdade e casa. 

Encarando nossos deveres de forma correta,
Quando nos engajamos em algum ministério de nossas igrejas, estamos firmando um compromisso com todos os que estão envolvidos diretamente nele e com a igreja de modo geral. Temos então a oportunidade de servir nossos irmãos, e além disso de servir ao Senhor. Em Colossenses 3:23 está escrito:

"Tudo que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens"

Diante dos nossos olhos estão as crianças que precisam do nosso ensino, porém além delas esta o Senhor, é isso que a palavra nos diz, é para isso que a palavra nos encoraja, a servirmos com amor, como para o próprio Senhor. Sendo assim somos alertados a fazer um serviço bem feito, diligente, doador e que seja útil para o reino. Precisamos então, nos livrar das distrações diárias e focar nossa atenção no eterno. 

Algumas dicas para esse preparo,

Dia, hora e lugar: Separe na sua agenda o dia e a hora que você irá iniciar a preparação da sua lição. Não conte com o acaso, não espere surgir um tempinho livre, pois pode ser que esse tempo livre surja e você não esteja com seus materiais necessários, no caso uma Bíblia, caderno e canetas. Posso citar o meu exemplo, no momento tenho 2 dias da semana livres no período da noite, e uso um deles para o preparo da lição. Quando estou com dias e noites ocupados, separo um período pela manhã para isto, pois trabalho em uma biblioteca e as vezes está sem movimento. 
*Conheço uma irmã que tem os dias totalmente preenchidos com obrigações no lar, porém vejo ela separando momentos durante a tarde quando seus familiares estão tirando aquele cochilinho, ou a noite quando todos foram dormir. É bem pesado não podemos negar, porém cabe a nós tentarmos conciliar, e nos comprometermos somente com aquilo que conseguiremos cumprir.

Ore: Em primeiro lugar apresente a Deus a lição que você desejará passar para as crianças de sua igreja. Peça forças para conseguir enfrentar as distrações e desânimo, conte com o direcionamento de Deus. Devemos depender do seu Espírito Santo, porém essa dependência não nos isenta de nos prepararmos diligentemente. Essa dependência nos coloca na posição de servos, que mesmo  tendo se preparado, sabe que é a vontade do Senhor que irá prevalecer. 

Conheça o texto bíblico: É necessário uma primeira leitura de todo o texto que envolve a lição. Você pode ler o mesmo texto em diferentes versões da Bíblia, pois assim o texto irá fixar cada vez mais em sua mente, e a diferença de algumas palavras nos ajudará em um maior entendimento. 
*Observe os personagens do texto;
*Observe os sentimentos dos personagens do texto;
*Observe as ações de Deus no texto e a ações que devemos tomar ao ler o texto;
*Observe lugar, data e contexto cultural em que foi escrito o texto.

Ao saber responder todas ou boa parte das observações citadas, você terá mais confiança ao passar a lição para as crianças, e poderá responder suas dúvidas quando elas perguntarem. 

(Gosto de usar esse método para fazer o estudo do texto bíblico com as crianças. Desenho colunas numa cartolina e coloco os tópicos para que elas possam ir preenchendo de acordo com a leitura bíblica. Recentemente fizemos um estudo sobre a vida dos discípulos e construímos um quadro mais ou menos assim: 
Discípulos
Profissão
Onde nasceu
Como foi sua morte
André
Pescador
Betsaida
Crucificado em uma cruz em forma de X


"Pois tudo o que foi escrito no passado foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança."
Romanos 15:4


Espero que alguma dessas dicas sejam válidas para seu preparo.
Abraços.


Comentários