Preparando um bom conteúdo

O que você leva em conta na hora de preparar o conteúdo que será ministrado para as crianças na sua igreja? Rapidamente eu posso citar alguns princípios que deveriam estar no topo das nossas listas:

1) Que Deus seja Glorificado através da nossa aula;
2) Que as crianças  compreendam a mensagem;
3) Que elas possam aplicar de forma prática em suas vidas o conteúdo aprendido.

Sobre esses três pontos, podemos nos debruçar um pouco mais. 

1) Que Deus seja glorificado através da nossa aula:

"Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a Glória de Deus" 1 Coríntios 10:31


Essa passagem é bem conhecida, pois ensina nosso real foco de vida. Sendo bem prática, devemos saber que nossa aula irá glorificar o Senhor quando ajustarmos nosso foco no que realmente importa, a saber, fazer a palavra de Deus conhecida. 
Não podemos negar que uma aula com inúmeros visuais, banners e recursos, é de deixar nossos olhos brilhando, porém, se juntamente com estes recursos não existir uma boa exposição (de acordo com a idade das crianças) da Bíblia, esta aula não glorificará o Senhor. 
Quero esclarecer que ao me referir a uma boa exposição da palavra não estou dizendo que as crianças precisarão compreender todas as doutrinas bíblicas, porém uma boa aula explicando a vontade de Deus revelada através da sua palavra é possível.

2) Que as crianças compreendam a mensagem:

De inicio precisamos saber qual a idade das crianças que estaremos passando o conteúdo pois isto influenciará nossa didática, ou seja, nossas técnicas. A seguir, veremos alguns passos práticos.

Oração: Inicie seu momento com as crianças com oração, mas uma oração com entendimento. É necessário que compreendamos que o ato de mandar as crianças colocar a mão no coração e fechar os olhos para repetir meia duzia de palavras sem entendimento, tira a importância desse momento. 
Sendo assim, converse com elas sobre o que é oração, pergunte se elas tem pedidos, agradecimentos, caso elas não queiram falar, nós mesmos podemos citar inúmeros motivos. Depois ore com todos e pelos motivos que foram citados.
Que tal uma palavra central?
Se na sua aula sobre igreja, as crianças aprendessem o real significado da palavra AJUDA? É interessante criar o hábito de sempre termos uma palavra que complemente o conteúdo, e essa palavra poderá ser ensinada através de uma brincadeira, desenho... As crianças compreenderiam que na igreja podemos ajudar quando não jogamos sujeira no chão, quando organizamos os lápis de cor após a aula ou quando ajudamos a ajeitar as cadeiras, podendo assim, aplicar este principio também em suas casas.
Versículo
Em todas as nossas aulas, podemos destacar um versículo para que as crianças possam aprender e decorar. O versículo não precisa necessariamente ser do mesmo texto da lição, porém precisa ser do mesmo tema. Ex: em uma aula sobre a murmuração do povo no deserto, poderíamos usar Filipenses 2:14 "Façam tudo sem queixas". 
Para ensinar este versículo poderíamos usar a técnica do varal de versículos pedindo que cada criança prenda um trecho, ou ainda mostrando figuras que possam ser ligadas ao que está sendo dito, sempre lembrando de explicar o significado das palavras desconhecidas, existem várias técnicas de ensino disponíveis na internet.
O importante é que a criança sempre tenha um versículo para se apegar, como lembrança daquela aula.
Tema central
A metodologia desse momento pode ser a mais variada possível, contanto que seja de fácil compreensão para as crianças, e isso implica em dedicação por parte de quem ira guiar o momento.
"O que ensina, esmere-se no fazê-lo" Romanos 12:7. Almeida Revista e Atualizada.

Envolve sensibilidade para explicar com paciência, aceitando as limitações das crianças, perseverando quanto a espera dos resultados dos conteúdos que são ensinados. 

3) Que elas possam aplicar de forma prática em suas vidas o conteúdo aprendido:

Em primeiro lugar existe uma lição para nós: "Os mais severos pensam que um pequeno convertido deve ficar 20 anos mais velho em um minuto" Charles Spurgeon
Elas são crianças. Não desanimemos nessa tarefa de espera árdua.
Crianças precisam compreender que somos humanos e vulneráveis. Devemos ensinar um evangelho que pode ser vivido. Quando ensinarmos sobre Davi vencendo o gigante, precisamos ensinar que esse gigante pode ser o pecado que esta criança enfrenta diariamente. Elas precisam compreender que o evangelho é vivido na pratica. Na pratica da obediência, do amor, da ajuda.
Em outras palavras, nosso conteúdo tem de ser real, não fantasioso nem imaginário.


"Contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez" Salmo 78:4 Almeida Revista e Atualizada.

Abraços.


Comentários