[RESENHA] Não são pequenos demais

Livro: Não São Pequenos Demais- 
Desenvolvendo com excelência um ministério para os bebês.
Autora:Viviene Morais de Souza
Data de publicação: 2014
Editora: APEC
Qtde. de páginas: 51

As crianças são importantes para Deus. Esse é o pontapé inicial que a autora Viviene Morais tomou para escrever esse livro que nos auxilia no trabalho com bebês na igreja. O objetivo do livro segundo a autora, é auxiliar tanto os pais que estão com os filhos bebês, como os ajudantes e professores de berçário no desenvolvimento espiritual do bebê. Buscando assim, que seus leitores possam ter uma visão do quão precioso é o ministério com bebês. 

O livro é dividido em 6 capítulos, que abordam a importância de falar sobre Deus as crianças, algumas recomendações para os pais dos bebês e para os ajudantes do berçário. Também podemos encontrar dicas de atividades e brinquedos para os bebês e o modelo de um projeto para a criação de um berçário na igreja.

Um passeio pelo livro

Citando Romanos 3:23 e Salmos 51:5 a autora inicia sua escrita nos mostrando a importância de falar sobre Deus aos bebês. O fato do bebê ser novinho e não ter consciência da sua natureza pecaminosa não é esquecido pela autora, porém ela nos lembra que esse fato não nos isenta de falar a elas sobre o amor de Deus. 

De acordo com alguns estudos científicos foi provado que o ritmo mais acelerado do desenvolvimento humano concentra-se até o segundo ano de vida, de acordo com essa descoberta, Viviene nos lembra que podemos estar perdendo um precioso tempo se não aproveitarmos essa fase para mostrar o bom caminho para as nossas crianças.

"É hora de estudar, conhecer, pesquisar, de desenvolver métodos de ensino, atividades práticas, brinquedos e brincadeiras apropriadas para que, desde muito cedo, possamos inculcar ensinamentos bíblicos na vida de nossas crianças, Dt 6:6-7


No capítulo de recomendações aos pais, Viviene lembra que a tarefa de evangelização dos seus filhos não pode ser negligenciada, fato que ocorre quando os pais esperam apenas pela igreja. E como dica ela sugere que os pais ensinem com palavras, com exemplo, com canções, recitando versículos bíblicos, enfim, com a vida, aproveitando todas as oportunidades. 

No capitulo de recomendações aos ajudantes e professores do berçário, Viviene aborda desde os princípios espirituais que essa equipe precisa estar firmada, até atitudes práticas necessárias para este serviço. Oração, organização, cânticos, buscar temas, atividades burocráticas como preencher ficha das crianças, são alguma das funções que são sugeridas pela autora para uma boa realização desse serviço.

Para além do encontro com as crianças na igreja, Viviene também sugere alguns pontos importantes que o ajudante do berçário pode por em prática, são elas: Orar pelas crianças e por sua família, visitar a família do bebê antes mesmo dele nascer, orientar os pais caso eles tenham alguma dúvida e o ajudante possa auxiliar, cuidar da sua própria higiene, dentre outros. É importante ressaltar que a autora põe ênfase na importância de sabermos lidar também com bebês com alguma deficiência.

"Os professores precisam buscar orientação de pais e profissionais da área da saúde para saber como agir com elas, sem separá-las das outras crianças. Naturalidade é a palavra chave."


Nos dois últimos capítulos Viviene dá dicas bem práticas a respeito de materiais e atividades que podem ser utilizados com os bebês de acordo com os seus respectivos meses de vida. Para os bebês de 18 a 24 meses ela sugere atividades de esconder, pegar, subir, descer, jogar, abrir, fechar, nomear objetos familiares, brincar com areia e água e brincadeiras com bonecos e animais encaixáveis, quebra cabeça de figuras geométricas, fantoches, etc.

Sobre o projeto para o berçário a autora sugere que seja observado o espaço, o material construtivo, e mobiliário, tudo de acordo com as condições de espaço e financeiras da igreja.

Conclusão

A leitura do livro foi bem proveitosa, abre parênteses (Glórias sejam dadas a Deus pela vida da Viviene e por seu livro) fecha parênteses, a autora foi bem pratica em seus ensinos e mostrou ter domínio sobre o tema. Senti falta de exemplos reais em sua comunidade cristã, pois creio que seus ensinos acompanhados de exemplos vividos por ela respaldariam mais o livro. Porém é válido deixar claro que eu não espero que todo ministério com bebês funcione tal qual a autora sugere no livro, nem a autora teve esse desejo e deixou claro no livro, pois cada comunidade tem suas especificidades, a minha igreja por exemplo, tem berçário, porém não está sendo utilizado (triste realidade).

Bem, essa foi nossa primeira resenha aqui no blog. Espero que tenham gostado, se estiver meio "estranha" me deem um credito pois foi a primeira rsrsrs.

Abraços.

Comentários

  1. Amei a resenha, pois tinha muita curiosidade a respeito do livro que ainda não comprei.
    Suas palavras foram esclarecedoras.
    Obrigada, Natália.

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, pois tinha muita curiosidade a respeito do livro que ainda não comprei.
    Suas palavras foram esclarecedoras.
    Obrigada, Natália.

    ResponderExcluir

Postar um comentário