Resenha: O que estão ensinando aos nossos filhos? PARTE 1

Livro: O que estão ensinando aos nossos filhos?
Autor: Solano Portela
Data de publicação: 2012
Editora: Fiel 
Qtde. de páginas: 300

Sobre o autor: Solano Portela é formado em Matemática Aplicada pelo Shelton College, NJ, em 1971, e também em Teologia em nível de mestrado pelo Bíblical Theological Seminary, PA, em 1974, nos Estados Unidos. Solano tem se envolvido com a área da educação cristã escolar há cerca de 30 anos. De 2005 a 2008 foi superintendente de Educação Básica das Escolas Mackenzie (São Paulo, Tamboré e Brasília). A atuação do autor é extensa e pode ser conferida com uma breve pesquisa na internet.

Resenha Parte 1: O Cenário- A extensão dos problemas educacionais ao nosso redor.

O Livro
O livro é dividido em 3 partes, as quais abordam O cenário da educação brasileira atual, A alternativa da educação escolar cristã e Uma proposta de pedagogia redentiva. O titulo da obra carrega a palavra filhos, o que nos dá a impressão de ser uma leitura apenas para pais, porém todos aqueles que importam-se com o tema da educação e uma vida cristã centrada na palavra de Deus, (educadores cristãos, professores de escola bíblica, pastores e cristãos em geral) ganhará muito com a leitura desse livro.
A primeira parte é dividida em 20 capítulos, os quais somam as primeiras 130 páginas do livro. Os capítulos são bem curtinhos, o que nos dá a sensação de uma leitura progressiva. O autor inicia o livro nos apontando a importância de termos o Senhorio de Cristo em todas as áreas de nossa vida, e isso inclui a educação. 

Na primeira parte Solano Portela nos leva para um passeio mais profundo sobre um tema que muitos chamam de método, mas que o autor aponta como uma filosofia: O construtivismo. Portela mostra como essa filosofia tem afetado a educação no Brasil. Com bastante coragem o autor nos mostra como realmente são aplicados tais métodos nas escolas, e nos mostra também a influência dos estudos de Jean Piaget sobre os autores construtivistas. Termos como Moral, substância, método e objetividade são examinados de acordo com a visão construtivista, e como tal visão tem influenciado negativamente o ensino no país. 

Durante toda a primeira parte, Solano Portela sempre tem o cuidado de apontar a resposta bíblica para todos os fatos que são apontados no livro, logo suas observações não ficam somente numa negativa sem argumentos, mas tais negações são todas amparadas por uma cosmovisão bíblica. Ainda na primeira parte o autor nos mostra as dificuldades que educadores cristãos encontram nos materiais didáticos que são utilizados em salas de aulas, não somente em escolas seculares, mas também em escolas ditas evangélicas. 

Nas ultimas páginas da primeira parte, precisamente no capítulo 18, Solano Portela nos alerta sobre as maneiras que a filosofia anticristã é introduzida nos textos escolares, nos alertando para uma observação mais apurada sobre os conteúdos ensinados. O autor encerra a primeira parte do livro, falando sobre a controvérsia no ensino do Criacionismo nas escolas. Esse capítulo é construído com a transcrição de uma entrevista que ele deu para um jornal a cerca do evolucionismo e criacionismo.

Enfim, a primeira parte do livro carrega muito assunto que pode nos deixar não só com uma, mas com muita pulga atrás da orelha, o autor nos faz refletir sobre assuntos que nem mesmo eram indagados por educadores cristãos, e eu, como uma futura educadora não havia parado para pensar. Seria extenso demais falar aqui sobre tão grande conhecimento que carrega essa primeira parte, então sugiro que se você se interessou por esse livro, faça esse favorzinho a você mesmo e o adquira, valerá muito a pena. 

ps: Fiz a leitura da primeira parte, acompanhada por uma ficha produzida pela autora do blog Graça para Meninas, nessa ficha diariamente após a leitura do capítulo eu respondia a três perguntas: 1)Qual o objetivo do capítulo? 2)O que eu aprendi? 3)Como aplicar o que aprendi na realidade do meu dia a dia?. Essas perguntas foram um bom direcionamento para a minha leitura, e se você quiser a ficha para acompanhar suas leituras também, é só clicar no nome do blog Graça para meninas acima, a ficha é gratuita :).


Até Breve.
Abraços.

Comentários