A criança Timóteo e seus mestres- Reflexões no livro Pescadores de Crianças


Esse texto é um breve resumo do capitulo 8 do livro Pescadores de Crianças- Charles Spurgeon.

Boa parte, ou todas as pessoas que estão envolvidas no ministério com crianças, sabe da importância que a mãe e a avó de Timóteo tiveram em sua vida. E é exatamente falando sobre essas duas pessoas importantes na vida de uma criança que Spurgeon inicia seu capitulo, porém seus exemplos de avó e mãe não são bons como o exemplo que encontramos na palavra de Deus. Spurgeon comenta que hoje em dia temos pouquíssimos exemplos de mães sábias e avós cristãs. Vale ressaltar que o (hoje em dia) citado por Spurgeon era no Século XIX, bem, podemos notar que a realidade não somente não mudou, mas piorou bastante. 

A realidade que vivemos é que o ensino na igreja acabou como um substituto ao ensino que as crianças deveriam receber em casa, sendo tal fato uma triste realidade e pecado sobre os pais, que negligenciam tão grande dever. E sobre as crianças que não tem os pais cristãos, Spurgeon comenta sobre a necessidade de surgir na vida dessas crianças, pessoas piedosas que estejam dispostas a ensina-las as sagradas escrituras.

Spurgeon faz questão de deixar claro nesse capítulo que mesmo essas crianças que tem o ensino das escrituras negligenciado em seus lares, ao ser instruída nas classes da igreja, podem desenvolver a fé em Cristo, necessária para a salvação. O garoto Timóteo teve um grande privilegio de ser ensinado por aquelas pessoas que tem esse dever antes da igreja, mas nossa oração é que, homens e mulheres piedosos estejam se prontificando para realizar esse grande feito na vida daquelas crianças que não podem desfrutar tal privilegio. 

"Desde criança você conhece as sagradas letras" mais adiante no capítulo, Spurgeon nos chama atenção para a grande reverência que Timóteo foi ensinado a respeito da Bíblia. "Um dos primeiros objetivos da escola bíblica dominical deve ser ensinar às crianças grande reverência por esses escritos santos". 

Um ponto essencial que não poderia ser deixado de fora nesse texto, é a observação do autor quanto ao ensino ministrado as crianças em nossas classes, ele comenta que se ao reunirmos as crianças no dia do Senhor, e ensinarmos a elas nada além daquilo que elas já aprendem durante a semana, não estaremos fazendo nada por elas. Ou suponhamos que ensinemos a elas com todo zelo e diligencia as regras da nossa própria congregação mas deixemos a Bíblia de lado, não estaremos fazendo nada por elas. "Ah, queridos professores, que o nosso ensino seja cada vez mais bíblico. Possam as doutrinas da graça ser gravadas com pena de ferro em suas mentes, e ser escritas com a ponta de um diamante em seus corações para nunca serem apagadas."

Sim, pela fé em cristo nossas crianças podem ser salvas, que avancemos nesse trabalho árduo, mas que produz glórias ao nosso Deus, e que gera vida eterna para as nossas crianças. 

Esse foi um pequeno resumo sobre alguns pontos abordados por Charles Spurgeon nesse capitulo. É notável em algumas citações o estilo de escrita da época do autor e suas raízes puritanas.

Até breve.
Abraços.

Comentários