[RESENHA]: Missões para crianças


Livro: Missões para crianças.
Autora: Viviene Morais de Souza
Data de publicação: 2014
Editora: Apec
Qtde. de páginas: 60


Sobre a autora: Viviene Morais de Souza é formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Missionária da Apec (Aliança Pró Evangelização das Crianças). Conferencista para orientação de educadores de crianças.
Missões para crianças.
Qual o primeiro pensamento que vem a sua cabeça quando você ouve a palavra Missões? Os seus olhos brilham ao imaginar o quão lindo é deixar tudo para trás para servir ao Senhor? Na maioria das vezes esse é o primeiro pensamento não é mesmo? Mas e em relação aos seus filhos, netos, sobrinhos, e aquelas crianças que estão em suas classes nas igrejas, você deseja que elas sejam missionárias?
É com esse questionamento que a autora inicia seu livro, indagando aos leitores se compensa ter filhos missionários. A resposta vem logo em seguida com o capítulo 2, onde Viviene nos aponta que só as coisas eternas são importantes, e que estaremos investindo da melhor forma se incentivarmos nossas crianças a serem missionárias. 
Cultivando primeiro em você a visão de Missionar.
Durante todo o livro a autora usa o termo missionar ao se referir as missões, termo esse que engloba todos os aspectos relacionados a essa obra, desde conhecer, orar, investir e ir. Para que possamos despertar o interesse das crianças por missões, é necessário que antes nós tenhamos a total consciência da importância de cumprir este mandamento do Senhor. Responda as perguntas abaixo para a sua reflexão:
Você conhece algum missionário?
Você tem orado por algum missionário?
Você tem investido seu dinheiro em algum missionário?
Você já falou para as crianças da sua classe sobre missões?
E missões é assunto de criança?
Sim e sim! De acordo com Viviene, as crianças a partir dos 7 anos já tem condições de compreender a necessidade que as pessoas têm de receber a salvação através de Jesus Cristo. A autora cita um fato muito importante para que percebamos a necessidade de incentivar as crianças a missionar. Existem hoje no mundo mais de 3.000 línguas onde há necessidade de tradução da Bíblia, o que corresponde a 44% das 7.148 línguas faladas no mundo atualmente. Só no Brasil existem 96 línguas indígenas sem a Bíblia traduzida. Quem haverá de fazer esse trabalho? Há uma geração que está sendo formada agora: as crianças! Que os pais dediquem os seus filhos para serem missionários.
Algumas dicas práticas para falar de missões para as crianças.
Mapas: Prepare um mapa do bairro onde fica a classe de vocês, depois leve um mapa da cidade, de algum país e depois vá ampliando e mostrando para as crianças a necessidade do mundo inteiro ouvir falar sobre o Senhor Jesus. 
Cartaz informativo: Prepare um cartaz para colar informações do local que você falará para as crianças na aula de missões. Você pode colar selo, cartões postais, fotos de comidas tipicas do local, bandeira...
Cartaz de oração: Cole silhueta de crianças orando e incentive as crianças a sempre orar por alguns motivos específicos em relação aos missionários e a missão naquele local. Assuntos como: roupas, alimentação, saúde, sabedoria, coragem, salvação.
Carteiro Missionário: Que tal enviar cartas das crianças para algum missionário?
Objetos que lembrem outras cultura: selos, moedas, cartões postais, fotos de pontos turísticos...

E por fim
Viviene tem em seus livros um estilo de escrita bem prático, trazendo sempre para nós dicas de como envolver as crianças de nossas classes em assuntos bíblicos e que sejam relevantes em sua caminhada cristã. Indico demais esse livro, para que você, assim como eu, possa ter sua visão em relação a missões mais esclarecida, e desejo que o Senhor te ajude na apresentação desse tema para suas crianças. Desejo que esse assunto seja constante em suas aulas, para Glória de Deus e para a salvação de muitas pessoas, incluindo as crianças.

Para ler a resenha de outro livro da autora já postado aqui no blog, clique aqui

Abraços :)

Comentários