Minha experiência no Ministério com Crianças

Olá. A postagem de hoje terá um estilo diferente, dividirei com vocês como a minha vida se entrelaçou com esse ministério.

O inicio
Bem, tudo iniciou em 2013, no comecinho do ano, quando o meu pastor anunciou depois do culto que o ministério com crianças da igreja estava precisando de voluntários. Eu estava congregando nesse igreja havia 6 meses, e vi esse momento como uma oportunidade para me firmar mais. Bem, eu fiquei na reunião e disse sim a esse serviço juntamente com 5 irmãs. Dessa reunião nasceu o Ministério Sementinhas da Graça. 
Mudando Desejos
Até então, eu sonhava em cursar a faculdade de biblioteconomia pois amo livros e bibliotecas. O que eu não imaginava era que o Senhor já tinha tudo bem arquitetado para mim. Foi assim que fui parar na faculdade que estou hoje, de pedagogia. Então eu vi que todas as minhas atividades, sejam na igreja, na faculdade ou no trabalho, me levam ao serviço com crianças. 
Indo além
Para as aulas com as crianças eu comprava materiais prontos da CPAD, e os nossos encontros aconteciam somente aos domingos. Eu dava aula dois domingos por mês. Com a experiência adquirida usando esse material, eu percebi que podia criar um próprio da nossa igreja. E assim eu criei meu primeiro material para o ministério com crianças. Esse material continha um manual para o professor, livrinho com tarefas para as crianças responderem em casa com seus pais, versículos e palavras chaves para as aulas. Após esse material, eu construí mais dois, sendo um deles sobre doutrinas da Bíblia, falando sobre Deus, Jesus Cristo e outras. 
Um fato importante nessa caminhada
Em 2015 eu conheci a APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) através de uma amiga. Até então, os únicos materiais que eu usava eram da CPAD. Essa amiga me apresentou a revista O evangelista de Crianças, que além de conter lições, vem diversos artigos que falam sobre o trabalho com crianças.
Que maravilha foi conhecer esse trabalho. Desde então o meu olhar para o ministério não foi o mesmo. Através dos materiais da APEC eu aprendi que o ministério deve ser encarado com responsabilidade, com preparo diligente e conteúdos bíblicos. Em setembro de 2015 fiz meu primeiro curso na APEC, o TIMI, que significa Treinamento Informal para Ministério Infantil, nele eu pude aprender como preparar uma boa aula e aprendi sobre a importância do evangelismo de crianças. 
A importância de bons livros de apoio
Não lembro ao certo qual foi o dia ou mês que eu adquiri o meu primeiro livro que falasse sobre o ministério com crianças. Mas sei que todos os livros que adquiri até hoje, são de fundamental importância para que eu possa defender biblicamente esse ministério, para que eu possa estar preparada quando alguém me questiona se esse trabalho é realmente importante. 
Atualmente
Hoje estou atuando no ministério com crianças da minha congregação. Me reúno com as crianças umas três vezes por mês, uma vez no domingo, uma vez no sábado (no projeto realizado todos os sábados com as crianças do bairro), e em algum dia da semana quando não tenho aula. Algumas vezes é mais outras é menos. Estou estudando na APEC de fortaleza, no curso CPMC- Capacitação para Professores do Ministério com Crianças. Minha atuação atual com as crianças ainda não é o suficiente, mas como tenho que conciliar casa, esposo (rsrsrs) faculdade e trabalho não posso realizar todas as atividades que desejo. 
O blog
Eu encontrei no blog a oportunidade de que outras pessoas leiam conteúdos que sejam relevantes para suas atuações no ministério, seja com alguma atividade, dica de livro ou mesmo textos que o Senhor me concede para escrever. 
Meu desejo
Desejo sinceramente que o Senhor esteja despertando pessoas que queiram se dedicar bem mais ao ministério com crianças. Oro ao Senhor que ele conscientize seus obreiros sobre a tamanha responsabilidade que está nas nossas mãos, a começar por mim.

E é assim que vivi e vivo minha experiência nesse ministério que AMO demais. 
Abraços ♥ 

Comentários