Diário de Leitura- Primeiros passos (CAP 1 ao 5)

Vamos iniciar aqui no blog uma série de postagens sobre o livro "Primeiros Passos" de Sam Doherty. O livro tem muitos capítulo, 32 no total, e se desenrola de uma forma bem didática, sendo assim, pensei que seria de bom grado fazermos um diário de leitura sobre ele. Dividiremos o diário de leitura em 7 postagens para que os conteúdos não fiquem extensos.
Livro: Primeiros Passos- Um manual simples para o ministério bíblico com crianças
Autor: Sam Doherty
Data de publicação: 2008
Editora: Apec 
Qtde. de páginas: 236
O livro tem como objetivo auxiliar pessoas que estão no inicio da caminhada no ministério infantil, e também aqueles que já tem experiência mas que precisam rever algumas de suas ações. O autor nos conta que sempre sentiu falta de um material introdutório e prático nessa área do serviço com crianças, sendo assim, após 60 anos de serviço tentou criar um material com linguagem simples  e que contemplasse áreas importantes do ministério. 
O livro é dividido em duas seções, sendo a Seção I- Os princípios Básicos e a Seção II- Entrando em Ação. O próprio autor do livro indica que este seja lido em forma de estudo, para que possamos ir tomando nota dos temas abordados. Dito isso, vamos iniciar nosso passeio por essa obra.
Capítulo 1 a 5
Capítulo 1- Salvação, Santificação, Serviço
Salvação: Antes de iniciarmos o serviço com crianças precisamos ter certeza de nossa salvação, isso pode parecer um pouco óbvio, mas não é, pois como daremos para as crianças aquilo que não temos? No livro há uma pequena oração para quem deseja pedir perdão a Jesus pelos seus pecados e iniciar uma nova vida com Cristo.
Santificação: "Deus deseja que você e eu cresçamos em santidade, para nos tornarmos cada vez mais como Jesus. Esse crescimento é conhecido como santidade." 
Serviço: "Se Deus quisesse somente nos salvar e santificar ele poderia ter nos levado imediatamente ao céu quando confiamos em Cristo para nos salvar". Deus tem serviço para nós aqui na terra, e nos alegremos, pois se você está aqui nesse blog, muito provavelmente seu serviço é entre os pequeninos. Podemos confiar que o Senhor nos dará as habilidades necessárias para essa obra. 
Capítulo 2- Aprontar, Preparar, Ir (Por onde começo?)
É provavel que nos façamos perguntas como: Onde começo? O que devo fazer?
Podemos iniciar com algumas atitudes: Servindo na igreja local. Cooperando em alguma organização que alcance crianças. E podemos seguir com atitudes que dependem unicamente da nossa disposição, como por exemplo a distribuição de folhetos evangelísticos entre as crianças. Realização de algum clube bíblico durante as férias. 
Capítulo 3: Reúna as crianças (O que fazer para que as crianças compareçam?)
Planeje cuidadosamente o seu encontro, observe o dia, a hora, o local, se todos esses detalhes são acessiveis as crianças. Faça contato com os pais pessoalmente. Faça a sua reunião ser interessante para os pequenos, nunca deixando a exposição bíblica de lado. Encoraje as crianças a convidar outras crianças. E ore, ore bastante ao Senhor para que ele esteja a frente do seu serviço.
Capítulo 4- Ajude as crianças (Quais as necessidades das crianças?)
Desde o inicio é necessário que saibamos a necessidade principal da criança, a saber sua salvação em Cristo, pois elas estão mortas espiritualmente sem Cristo. Elas precisam conhecer a palavra de Deus, pois a maioria delas não sabem quem é Deus, não sabem quem elas são diante de Deus, e não sabem o que Deus quer que elas sejam. As crianças precisam também da nossa ajuda, pois não conseguem enfrentar os perigos que as cercam sozinhas, sejam perigos através de jogos, filmes. E precisam também da segurança que recebemos em Deus, certeza de salvação, e segurança quanto ao futuro.
"As crianças têm necessidades fisicas, mentais e sociais, e se as oportunidades surgem, devemos procurar supri-las. Mas suas necessidades mais importantes são espirituais, e essas só podem ser satisfeitas através da pregação do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo."
Capítulo 5- Compreenda as Crianças (Como as crianças podem responder ao evangelho?)
Em primeiro lugar é bom que saibamos que as crianças podem ser salvas, basta que olhemos para os testemunhos de Cristãos que foram salvos em sua infância, podemos olhar também para as estatísticas que mostram que a maior porcentagem de salvação ocorre entre os 4 e 14 anos, e mais importante que esses fatos, podemos olhar para as promessas de salvação na palavra de Deus. As crianças estão incluídas no toda criatura da grande comissão. É necessário que vejamos que as crianças ainda não tem seus corações totalmente endurecidos por vãs filosofias. Mas há um alerta, da mesma forma que as crianças estão abertas a receber a mensagem do evangelho, elas também estão abertas para outros modos de viver que sejam apresentados a elas, é bom que possamos ganha-las primeiro. 
Conclusão: As crianças precisam ser salvas. As crianças podem ser salvas. As crianças estão abertas ao evangelho. É bom que as crianças sejam salvas.

Essa série continua. Fique conosco
Até Breve :)
 

Comentários